Recentemente publicamos um artigo em nosso blog sobre como construir uma pipeline de dados utilizando uma arquitetura na AWS, e todos os serviços utilizados (exceto Athena) fazem parte do free tier. O AWS free tier nada mais é que o nível gratuito da AWS, onde novos usuários podem utilizar durante um ano diversos serviços da AWS de forma gratuita, sempre se atentando aos limites que determinados serviços oferecem.  

Você pode encontrar maiores detalhes neste link, e você consegue encontrá-lo em português também.

A AWS tem 3 tipos de free tier:

  • Gratuito por 12 meses - Contas novas tem acesso aos serviços por 12 meses a partir do cadastro na AWS. Cada item tem um limite de uso, normalmente mensal e um valor em horas ou GB, é bom sempre conferir.
  • Sempre Gratuito - Os serviços não expiram e estão disponíveis para todos os clientes da AWS, mas é bom ficar atento ao limite de uso caso tenha.
  • Trials - Alguns serviços oferecem um teste gratuito de curto prazo e começam na data que você ativa o serviço.  Sempre confira o limite de uso, seja de tempo ou "valor".

Para conseguir criar a conta é necessário um cartão de crédito, vai ser efetuada uma cobrança de $1, que é estornada logo em seguida (dependendo da operadora do cartão poderá demorar alguns dias) e caso você fique muito tempo sem utilizar a conta, eles validam novamente o cartão efetuando uma nova cobrança, e o estorno em seguida.

Algumas dicas importantes:

  • Muitos dos serviços que não precisem ficar 100% do tempo no ar, você pode desligar e só ligar quando for utilizar, por exemplo, máquinas EC2, você pode dar um stop na instância e ela deixará contar as horas ligadas no mês, mas "cobrará" o disco EBS - 30GB/mês de uso.
  • Habilitar para receber alertas para quando estiver prestes a estourar o free tier no Billing Preferences.

Clique na setinha que aparece depois do nome que definiu para sua conta no menu superior a direita e escolha My Billing Dashboard.

No menu lateral escolha Billing preferences.

  • Monitorar o uso pelo seu Billing Dashboard.
  • E pode criar também um Budget que vai avisar quando seu “orçamento definido estourar”. E a criação de até dois Budgets não tem custo.

Abaixo está um resuminho sobre o nível gratuito da Microsoft Azure e da Google Cloud Platform. E quem sabe num futuro próximo não falamos com detalhes mais sobre essas Clouds também.  

Nível Gratuito Microsoft Azure - Ao criar uma conta nova na Azure você tem 12 meses de alguns serviços "gratuitos" (alguns itens tem limitação de uso por mês, seja em horas no ar ou espaço utilizado e tipo de serviço) + créditos de $200 por 30 dias. É preciso um cartão de crédito para criar a conta.

Nível Gratuito Google Cloud Platform - Ao criar uma conta nova na GCP você ganha um crédito de $300 para usar durante 12 meses. E eles disponibilizam mais de 20 com o conceito de sempre gratuito, desde que você se atente as regras de uso e aos limites, não importa se sua conta tem 1 mês ou 1 ano. É preciso um cartão de crédito para criar a conta.

Aproveitem o nível gratuito das principais clouds e iniciem sua jornada na nuvem. Vale muito a pena criar uma conta e utilizar o free-tier da AWS, dá pra testar diversos serviços em diversas frentes. Prestem atenção em nossas dicas e arregacem as mangas.

Ah! E ao criar a conta na AWS não esqueçam de aplicar as boas práticas de segurança, deem uma olhada nesse artigo para saber mais a respeito.